• webmail
  • telefones úteis

Pref. Mun. de Arco-Íris, 24 de Abril de 2017.



Aspectos Geográficos

A área do município é de 26.321 ha, possui 1925 habitantes sendo a minoria residente na zona rural segundo dados do Censo IBGE 2010, o município tem 364 propriedades rurais sendo 80% pequenas propriedades agrícolas com até 50 ha.


As propriedades que compõem o município são em sua maioria pequenas propriedades (até 50 ha), a exploração agrícola é feita com o cultivo de amendoim, milho, café, melancia e mandioca e as explorações pecuárias com bovinocultura de corte, leite e mista.

Existe uma Aldeia indígena no municipio denominada Posto Indígena Vanuire, formado por uma população indígena de aproximadamente 156 componentes, Trata-se de uma aldeia cuja área é considerada Kaingang, mas que envolve 06 etnias: Kaingang, Krenak, Terena, Pankararu, Fulni-ô e Atikun. São 62 famílias residentes na aldeia. A área total de terra é 708,90ha.

O seu relevo é relativamente plano, com vegetação rasteira e destacada referência à agricultura e pecuária de leite e de corte. O município de Arco-Íris tem clima temperado, contando ainda, em seus divisores com os rios Aguapeí ("feio") e Sete de Setembro.

O solo que compõe a área do município é o argissolo e, portanto, sujeito a frequentes processos erosivos favorecendo aparecimento de erosões laminares, em sulcos e voçorocas, fazendo com que o solo perca a camada fértil inviabilizando o seu cultivo e causando assoreamento dos córregos e de seus afluentes.

O Município de Arco-Íris possui território na UGRHI 20 (Bacia Hidrográfica do Aguapeí) com 269,67 Km².

Arco-Íris pertence à Região Administrativa de Marilia e Região de Governo de Tupã. O município de Arco Íris tem divisores com os municípios de Tupã ao lado sul - com o município de Iacri ao lado oeste - com os municípios de Santópolis e Luiziânia ao lado norte - com os municípios de Queiroz e Herculândia ao lado leste.

Densidade Demográfica

Número de habitantes residentes de uma unidade geográfica em determinado momento, em relação à área dessa mesma unidade. A densidade demográfica é um índice utilizado para verificar a intensidade de ocupação de um território.

Clima

Cwa - Clima tropical de altitude, caracterizado por invernos secos e verões chuvosos onde as médias de temperatura podem ultrapassar 20 º C. A Temperatura média do ar dos 3 meses mais frios estão compreendidas entre -3º C e 18º C, sendo a temperatura do mês mais quente superior a 10º C . As estações de verão e inverno são bem definidas.

Relevo

Relevo relativamente plano com declividade média, não sendo impedimento para exploração agropecuária na maioria das propriedades.

Tipos de solos

Argissolo textura arenosa

Hidrografia


  • Córrego Sete de Setembro: fica na divisa entre os municípios de Arco-Íris e Iacri, no Bairro Progresso deságua no Rio Aguapeí. Possui 15 km de extensão.Orientação norte-sul.
  • Córrego Toledo: Atravessa o município pelos Bairros São Bento, Toledo e Toledinho e corre paralelo ao Córrego Sete de Setembro, onde deságua. A área desta micro bacia hidrográfica é de 3.761,27ha e perímetro de 33.611,21 metros, o Córrego Toledo possui 12 km de extensão Orientação norte-sul.
  • Córrego Vapi: Tem 5 km de extensão, área da micro bacia hidrográfica é de 1190,20 há, deságua no Rio Iacri.
  • Rio Iacri: Tem 10 km de extensão no trecho que compreende o município de Arco-Íris, deságua no Rio Aguapeí. Orientação norte-sul
  • Rio Coiói: Tem aproximadamente 11 km de extensão, deságua no Rio Aguapeí. Bairros Coiói e Rio Feio
  • Córrego Pirá: Tem aproximadamente 7,9 km de extensão, deságua no Rio Iacri. Fica no Bairro Pirá
  • Córrego Coim: Tem aproximadamente 4,9 km de extensão, deságua no Rio Iacri. Orientação norte-sul

Malha viária municipal

A principal estrada que dá acesso ao município e que liga Arco-Íris a Tupã tem 9 km de extensão e é o único trecho asfaltado do município. Além deste existem 153 km de estradas de terra com trechos onde foram feitas readequações através do Programa Melhor Caminho, Fehidro com aplicação de pedras. O estado de conservação das estradas é bom na maior parte do ano com exceção da época de escoamento da produção de cana-de-açúcar, onde existem problemas considerados pontuais. Há alguns pontos críticos nos trechos de terra. (1,2 km na estrada para o Posto Indígena Vanuíre).

Todos os direitos reservados © 2015
Prefeitura Municipal de Arco-Íris - SP
Rua José Demori, 245 - Centro / Fone: (14) 3477-1128